Projeto Humanidades

  • Projeto Humanidades
  • Participação
  • Política

Olá!
Sou o Professor Fábio Periandro e quero lhes apresentar o PROJETO HUMANIDADES. Obrigado por acessarem o sítio eletrônico do nosso Projeto.
Fiquem à vontade para contribuir, consumir, debater, estudar e divulgar!

DO QUE SE TRATA?

- O Projeto Humanidades surgiu da avaliação que a realidade mundial e brasileira necessita de atitudes concretas, ainda que aparentemente limitadas, para a difusão do conhecimento de direitos fundamentais, humanos e constitucionais, especialmente em um país continental e tão desigual quanto o Brasil.

- Considerando o cenário da pandemia da COVID-19, há mais de ano devastando milhares de vidas e impondo restrições variadas, uma das vertentes de enfrentamento da emergência sanitária parece ser a divulgação de materiais de cunho acadêmico acerca dos temas acima indicados, tornando-os abertos e ainda mais acessíveis para quem tiver interesse ou curiosidade.

- A oportunidade surge, ainda, com o meu ingresso como professor integrante do Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia (PPGD-UFBA) em 2021.1, eis que a primeira disciplina que está sob minha responsabilidade é, justamente, DIRC01 – DIREITO, RACISMO E POLÍTICAS AFIRMATIVAS (LAW, RACISM AND AFFIRMATIVE ACTIONS).

COMO POSSO PARTICIPAR?
- A ideia é atuar como a fábula do beija flor diante do incêndio na floresta (cada pouquinho de água pode não acabar com o problema, mas ele faz sua parte em busca da solução!).
- A dinâmica será colaborativa em atuação coletiva aberta: cada qual acessa o material por meio da aba “Projeto Humanidades” no sítio eletrônicowww.fabioperiandro.adv.br e, então, poderá optar por duas atitudes:
-ter acesso amplo ao acervo já disponível no sítio, iniciado por mim e por minha esposa, Carla Conchita Pacheco Bouças Hirsch, e alimentado pelos integrantes do Grupo de Pesquisa e meus orientandos continuadamente;
-contribuir para aumento do acervo, enviando material cuja procedência seja respeitadora dos direitos autorais brasileiros e internacionais – ou seja, textos que já estejam em circulação na Internet ou que foram acessados em revistas e outros sítios ou publicações, porém tudo sempre condicionado ao respeito à política de divulgação, preservando e divulgando a autoria dos escritos expostos.
- Podem ser encaminhados materiais em todos os níveis acadêmicos e profissionais (Relatórios de Pesquisa, Notas Técnicas, Opiniões Legais, Pareceres, Artigos Doutrinários, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós Graduação em Sentido Lato - Especializações, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e congêneres).
- Livros completos apenas serão admitidos caso sejam, induvidosamente, E Books criados para circulação livre, sem cobrança de direitos dos autores ou a equipe do Projeto receba, devidamente assinada, autorização para divulgar oriunda dos seus autores. Capítulos de livros serão admitidos, desde que indicada a obra de origem. Obras clássicas e aquelas que já estão em Domínio Público poderão ser expostas também.
EIXOS TEMÁTICOS PRÉVIOS PARA AS CONTRIBUIÇÕES
- Direito das Minorias
- Racismos
- Políticas Afirmativas
- Comunidade LGBTQI+
- Negros
- Mulheres
- Idosos
- Indígenas
- Crianças e adolescentes
- Pessoas em Situação de Rua
- Profissionais do Sexo
- Pessoas com Deficiência
- Quilombolas
- Pessoas na Condição Especial de “Sem Terra” e “Sem Teto”
- Vulneráveis em Geral

QUAL A POLÍTICA/DIRETRIZ DO PROJETO?
- Todo o material enviado tem de respeitar os Direitos Autorais brasileiros, sinalizando autoria e local de anterior divulgação (origem) ou sinalizar se é inédito e de autoria de quem encaminhou.

- Não haverá nenhuma remuneração direta nem indireta aos remetentes eis que a iniciativa é gratuita, voluntária e busca difundir conhecimento e cultura constitucional.

- Não concorda que seu texto esteja no Projeto ou soube que enviaram e não autoriza sua divulgação aqui? Sem problema algum: envie mensagem para o endereço projhumanidades2021@gmail.com com o nome do material e desautorizando a sua permanência que o mesmo será retirado sem quaisquer questionamentos o mais rápido possível por nossa equipe.

- Gostou do projeto? Divulgue o mesmo para quem puder dele se aproveitar, sem limites ou exceções!

  • Direito das Minorias
  • Racismo
  • Políticas Afirmativas
  • LGBTQI+
  • Negros
  • Mulheres
  • Idosos
  • Indígenas
  • Crianças e Adolescentes
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais do Sexo
  • Pessoas com Deficiência
  • Quilombolas
  • Pessoas na Condição Especial de "Sem Terra" e "Sem Teto"
  • Vulneráveis em Geral